A Maré na Bienal de Veneza

 

O projeto das Placas de Rua da Maré foi selecionado para representar o Brasil, entre 15 projetos que abragem o território nacional, na mostra Juntos.

O tema da 15a Bienal Internacional de Arquitetura de Veneza - Reporting from the front, 'foca em trabalhos que contribuam para o bem comum e a melhoria de vida das pessoas', como diz o diretor Alejandro Aravena.

'O projeto para o pavilhão do Brasil busca evidenciar histórias de pessoas que lutam e alcançam mudanças em meio à passividade institucional das grandes cidades do País, realizando conquistas em arquitetura que, embora ocorram em processos lentos, são soluções possíveis face ao esfacelamento político do planejamento do território. De acordo com o curador, o arquiteto Washington Fajardo, "a mostra é uma composição dessas trajetórias e parcerias, do processo do encontro com o ativista, do lutador, com o arquiteto e com a arquitetura, tornando-se irmanados pela elaboração do novo espaço".' [trecho artigo da Fundação Bienal].

As Placas de Rua da Maré são exatamente o resultado de uma ação conjunta da Azulejaria e de um extenso trabalho da Redes da Maré, com o objetivo de oficializar as mais de 700 ruas do bairro, ou seja, de se fazer reconhecer legalmente através da Secretaria Municipal de Urbanismo, todas as ruas do bairro Maré - oficializado desde 1994, quando suas ruas ainda não figuravam no mapa oficial da cidade. 

Em 2012, a partir do lançamento do Guia de Ruas da Maré produzimos placas de rua em cerâmica como um projeto piloto, uma das ações da Redes para agilizar o processo de reconhecimento das ruas ruas do bairro. Em 2013 as placas, obras de arte, se tornaram acervo do Museu de Arte do Rio - MAR. Em 2014, uma nova versão do guia foi lançada, dessa vez com todas as ruas nomeadas. Em 2015, a Secretaria Municipal de Urbanismo criou um grupo de trabalho e passou 7 meses na comunidade fazendo o reconhecimento das ruas, como se cada rua ganhasse, finalmente, sua certidão de nascimento. E agora, em 2016, o projeto foi selecionado para contar essa história na Bienal de Arquitetura de Veneza, um espaço de grande exposição coletiva e dezenas de pavilhões com projetos do mundo todo. 

Recentemente a Redes da Maré publicou um artigo que conta um pouco de todo esse processo para a oficialização das ruas na Maré, veja aqui.

Para conheçar um pouco melhor o projeto das Placas de Rua da Maré.

Conheça também os projetos fabulosos que fazem parte da mostra Juntos.

E mais:

Brasil leva projetos de transformação à Mostra de Arquitetura de Veneza - 28.03.2016

Brasil levará soluções arquitetônicas da sociedade civil à Bienal de Veneza - 30.03.2016

Um Rio de azulejos na Maré - 29.04.2016

Uma nova fachada para dona Severina - 03.05.2016

Essa rua agora é minha - 17.05.2016

Projetos Cariocas de Arquitetura coletiva serão apresentados na Bienal de Veneza - 27.05.2016