O Painel - Casa d. Severina

English version coming soon.

Estamos no mês de fevereiro, ano de 2016. Dona Severina acaba de completar 70 anos. Moradora da Nova Holanda há mais de 50, dona Severina veio da Paraíba, estado de origem da maioria dos moradores do bairro.

Sua casa localiza-se em frente ao campo de futebol da Nova Holanda, o "campo da Paty", quase na entrada da rua Sargento Silva Nunes, uma das ruas mais compridas da cidade e onde localiza-se a sede da ONG Redes da Maré. A primeira casa foi construída pelo marido, com tábuas de madeira. Ao longo do tempo foi substutída por tijolos e pintada de azul claro, uma das poucas casas pintadas no entorno. A casa da dona Severina foi revestida pelos azulejos do projeto Correspondências Cariocas.

Sonho antigo revestir algumas casas do bairro com os nossos azulejos. Curiosamente, há uns 3 ou 4 anos, muitas casas da Maré (e também de outras comunidades da cidade) têm sido revestidas com porcelanato. Lojas de construção locais vendem peças largas e resistentes de cerâmica, com os mais diversos motivos e desenhos que cobrem de forma criativa as fachadas, as escadas e as calçadas do bairro. 

Dona Severina ficou muito feliz com a ideia de ter a casa revestida com os desenhos das crianças. A casa foi reformada para o recebimento dos azulejos. As paredes foram aprumadas e uma nova janela foi aberta pelo Carlos, pai da nossa aluna Júlia, parceiro precioso e construtor dos nossos sonhos. Uma vez instalados os azulejos, nosso desejo era de projetar e construir uma nova cobertura para a casa, chegaremos lá!

Dia 30 de abril nosso painel foi inaugurado, e junto com ele a terceira fase da casa de dona Severina. Venham conhecer!

#vivamare #vaamare #viamare #ameamare