Escola Agora | Tasso da Silveira

Escola Agora Escola Ágora 
Escola Municipal Tasso da Silveira

Um mês após a tragédia ocorrida em 7 de abril de 2011 na Escola Municipal Tasso da Silveira, em Realengo, a Empresa Municipal de Urbanização - RioUrbe nos convidou para fazer um painel de azulejos para a fachada do novo prédio anexo ao antigo edifício da escola, que entraria em reforma.

A ideia seria construir o painel a partir de oficinas de arte com os alunos, de forma que eles também pudessem participar diretamente da reconstrução e renovação da própria escola. 

A partir daí, bolamos um cronograma de forma que todos os 1060 alunos – divididos em 3 turnos – que quisessem, pudessem participar. Organizamos 2 encontros com cada turma. O primeiro para apresentar a proposta e estimular a reflexão, a partir de desenhos no papel. O segundo para passar os desenhos do papel para os azulejos. 

O desenho final para o painel da fachada, composto por 5650 azulejos, foi concebido somente depois do primeiro contato com os alunos. Era unânime, nas reuniões com os professores e toda a equipe da escola, que o painel não seria um memorial e, sim, algo que representasse o espírito da escola. E esse “espírito” eu fui descobrindo ao longo do tempo ser incrível, especial... Muita coisa foi motivo de inspiração: a escola fazia 40 anos com uma equipe de Coordenação excelente, ótimos professores, uma referência no bairro. O que também chamava a nossa atenção era a alegria dos alunos em participar de um projeto “diferente” ("pintar azulejo!!"), de ter a chance de dizer o que pensavam da escola. Desde o início, percebemos que todos tiveram que amadurecer de forma brusca devido à tragédia que foi de fato vivida por todos, mas os desenhos eram alegres, de celebração, superação, de amor à escola. Vimos que não se esquece o passado, mas vive-se o presente, e isso eles deixam muito claro nos desenhos e nos gestos. E foi a principal inspiração para a criação do projeto artístico. 

Na primeira semana de oficinas não saia da minha cabeça a frase do poeta Ferreira Gullar: "A poesia é o presente." Naquela primeira semana eu voltava para casa pensando: o momento é o presente, agora. Tudo que eu tinha feito até então passou a fazer sentido. E a palavra agora me levou a ágora, a praça grega, o local de encontro, de troca, de aprendizagem, de democracia... palavras tão usadas e praticadas ali, num espaço de uma escola para jovens de ensino fundamental, com uma praça ao lado dedicada aos idosos e com uma creche atrás. Essa pareceu ser uma boa combinação com o excelente projeto de arquitetura feito pela RioUrbe que, entre outras coisas, criou um novo pátio para escola.

Foi necessário criar um segundo painel com escala propícia para melhor leitura dos desenhos produzidos nas oficinas. Este painel, instalado no pátio da escola, na ágora, continua até a praça ao lado com 34m de comprimento. Nele constam os desenhos de todos que participaram do projeto: os alunos e também os professores, funcionários e muitos amigos da escola. Mais de 1000 desenhos foram feitos, compondo o painel de aproximadamente 2200 azulejos misturados à poesia de verbos coloridos, fazendo a ligação com o desenho da fachada e atraindo o olhar de quem passa, convidando a chegar mais perto, a descobrir algo novo. Descobrir a "escola alegre", como muitos alunos lêem o painel.



Criação, projeto, coordenação e oficinas:
Laura Taves 

Equipe de produção Azulejaria:
Ana Paula Nascimento, Lúcia Rodrigues e Márcia Queiroz

Colaboração:
Paula Delecave (designer)
Jorge Taves (administração)
Iracema Siqueira e Leni Pereira (oficinas) 

Fotografia: Fábio Caffé, Ratão Diniz e Laura Taves

Vídeo: Doctela - Lívia Perez e Giovanni Francischelli 

Assessoria de Imprensa: Claudia Noronha | CW&A

Projeto de Arquitetura: Teresa Rosolem de Vassimon 
Empresa Municipal de Urbanização - RioUrbe

Execução da obra:
Carioca Christiani-Nielsen Engenharia S.A

Realização: Secretaria Municipal de Obras 
Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro

Agradecimentos:
À especial equipe de Direção e Coordenação, aos professores e funcionários e aos queridos alunos da Tasso, muito obrigada por nos receber e nos integrar de forma tão espontânea e com tanto carinho e respeito.
À arquiteta Teresa de Vassimon por nos ter convidado para participar desse projeto maravilhoso. Aos amigos queridos Renata Cecchetti, Paula Delecave, Rara Dias, Olivier Poujade e tantos outros, pela força e confiança o tempo todo. Ao amigo Daniele Tentori in memoriam, fonte inicial de toda a inspiração. À Françoise Schein, minha mestra. À Iole de Freitas, pela generosidade e orientação fundamentais. Às minhas cúmplices e parceiras indispensáveis Ana Paula, Lúcia e Márcia. Aos meus pais, sempre. E a todos que colaboraram – foram tantos! – em todo esse processo. Obrigada!

Laura Taves

Rio de Janeiro, 13 de fevereiro de 2012.