A Azulejaria

A Azulejaria é um coletivo de artistas e artesãs especializadas, que combina produção artística e projetos educacionais à ações sociais, culturais e urbanas.

Na cidade do Rio de Janeiro desde 2003, com ateliê localizado na região portuária do Rio, trabalha em parceria com esferas públicas e privadas com foco em projetos de arte e educação para crianças, jovens e adultos; capacitação de artesãs incluídas em programa de geração de renda; e projetos artísticos. 

Os painéis, instalações permanentes, são o resultado da concretização de um processo de aprendizagem e de uma ação coletiva que procura unificar arte, educação e qualificação do espaço urbano.

Sejam bem-vindos!

Laura Taves co-fundou a Azulejaria em 2003, então associada à ONG Enda Brasil – parte da organização internacional Enda Tiers-Monde surgida no Senegal em 1972 – a qual coordenou durante 4 anos. Artista, arquiteta e urbanista, vive e trabalha na cidade do Rio de Janeiro, onde desenvolve projetos nos quais, através da arte e da educação procuram discutir e atuar na cidade em processos de construção coletiva. Trabalha desde 2015 como gerente de Relações Comunitárias do Museu do Amanhã, atuando diretamente com os moradores da região portuária do Rio. 


Parcerias e colaborações

Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro
Secretaria Municipal de Cultura 
Centro de Artes Calouste Gulbenkian

ONG Redes de Desenvolvimento da Maré

Artesãs Lúcia Rodrigues e Márcia Queiroz

Designers Artistas João Rivera, Paula Delecave e Ana Carolina Carneiro

Consultoria Jorge Taves

Arquitetos Pedro Rivera e Pedro Évora | RUA

Literatura, História e Cidade Guto Nobre e Paulo Knauss

Edição e Tradução Joana Cabral e Luisa Kós

Fotografia Andre Nazareth, Fábio Caffé, Ratão Diniz e Elisângela Leite

Webdesign  Amapola Rios
desenvolvido com Pixfolio

Divulgação Jeremy E Hunt | Art & Architecture Journal Press

Contamos ainda com uma série de parceiros e amigos que contribuem de forma essencial para o desenvolvimento de nosso trabalho.