Eu jongo!

14.04.2014

Na semana passada tivemos uma ótima supresa ao visitar os painéis 'eu sambo eu jongo eu rio'. Encontramos o sr. Marcelo Cruz, que trabalha próximo ao local, e nos deixou o seu depoimento sobre a obra (vídeo).

Em 2012 inauguramos dois painéis na Transcarioca, no trecho da via localizada entre os bairros de Campinho, Cascadura, Madureira e Oswaldo Cruz, zona norte da cidade do Rio de Janeiro. O tema e o desenho dos painéis foram inspirados na tradição musical da região e nas cores das escolas de samba: branco e azul da Portela, branco e verde do Império Serrano, e também no Jongo, ritmo trazido do Congo-Angola pelos escravos e considerado um dos pais do samba.

O Jongo é patrimônio imaterial brasileiro, e muita gente ainda desconhece a sua história e sua importância na nossa cultura. 

Segunda a nossa querida Luiza Marmello, cantora do grupo Razões Africanas, e moradora da Serrinha de Madureira "o Jongo na verdade veio de Angola através dos negros da tribo bantu. Devido a sua estrutura musical responsorial (um canta e os outros respondem) deu origem ao samba de partido alto, que também é versado e respondido de improviso. O Jongo é metafórico."

Para conhecer melhor, visitem o site do Jongo da Serrinha

E para ouvir e dançar o Jongo, assistam ao show do grupo Razões Africanas, às quintas-feiras a partir das 20:00, no Trapiche Gamboa.

 

azulejos ilustrados

14.04.2014

A designer e artista Paula Delecave, nossa grande parceira, acaba de criar ilustrações para os nossos azulejos a partir de suas incríveis colagens. E nesse final de semana tivemos o prazer de apresentar os azulejos, novinhos em folha, na feira de arte impressa Pão de Forma, no Rio de Janeiro.

Os azulejos (foto) foram expostos no estande da
fada inflada 'selo independente de criação de livros para crianças dos 2 aos 102 anos', um trabalho lindo que une desenho e poesia do jeito que a gente gosta!

A feira foi um tremendo sucesso, com a presença de expositores de vários estados com projetos criativos de qualidade. Fiquem ligados na próxima edição.

E em breve teremos uma página no nosso site com novidades e outros bichos!

Ah, e para encomendar os azulejos entre em contato.